quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Canção da noite (Todo mundo precisa de alguém) !

Sinto te dizer, mas você perdeu, de tanto trabalhar, você esqueceu, você diz que não quer saber, mas isso não cabe à você, se não precisa de nada, o que você faz aqui? É a forma de você se defender, só pensa em atacar, nem sabe o porquê. Eu já senti a mesma dor, e amaldiçoei o meu amor, quando eu fiquei sem nada, foi quando eu percebi.

Que eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém !

E eu sei muito bem da raiva que dá, a gente soca as paredes sem se importar, e o que é que nos faz quebrar a cara de novo e de novo, sem jamais desistir?
E eu sei muito bem, da tristeza que dá, a gente compra, conta, finge mas, jamais quer ficar, e olha pra quem nos quer, como quem já não quer mais, e tudo que a gente quer, é ser deixado em paz. E a noite vem, pra tirar de nós, lágrimas dos olhos, e o brilho da voz, de tanto gritar até a garganta sangrar, a gente fecha os ouvidos pra voz que não quer calar, e ela diz:

Que eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém !

E a noite vem, pra escurecer o meu ar, e emudecer as palavras, que eu queria tanto falar, traz com o vento as canções, mil versos sem refrões, nenhuma delas feliz, até que um dia eu fiz, e ela diz:

Que eu preciso, você também, todo mundo precisa de alguém !

sábado, 13 de agosto de 2011

Carta aos meus !

Dobra o joelho irmão, para de pedir milagre pro teu Deus, aproveita e pede perdão, pede, pra saciar seu monte de distúrbios.e diz que pra sara a terra dele vai precisar 2 Dilúvios inteiros, 200 noites de chuva pra limpar as impurezas, 300 dias de morte pra matar a tristeza, porque os irmãos tão se matando por dólar, por fome por bola, por mulher, por pedra, por cola. Vejo um tanto de vidas que vem e que vão, pensava que fosse a morte, até que vejo que as vidas que são em vão, um sobe e desce de alma sem corpo com tanto corpo sem alma aqui só vagando sem direção. As vezes é difícil ver luz que faça acreditar, se cada um de nós tem sua cruz pra carregar, porque nem todos levam chicotadas, porque o salário dos irmãozinhos é um recibo de nada , tem o negro de pele clara, branco de pele escura, vejo os dois lados e não vejo nenhum da fechadura, só vejo um lado da fixa ditadura, vejo por todos os lados o que eles chamam de vida dura. Já me disseram que eu sou branco demais pra ser preto. já me disseram que eu sou preto demais pra ser branco, a cor não importa, porque quando você vem do gueto, detector sempre apita na porta do giratória do banco. Depois reclama se cê ouve facção, julgam que são nocivos pros moleques que tão no mundão sem sorte, não é preciso amor pra gerar uma vida, mas a falta desse amor muitas vezes nos leva a morte, e as histórias são sempre as mesmas por aqui, quem morreu ontem ou quem foi jurado pra cair, quem só se esconde ou quem achou um lado pra trair, tá a espera do apocalipse abre o jornal, tá aí, para de ver as imagens, lê as noticias. depois me diz quem tá errado ladrão ou policia, depois me diz quem é culpado quem mata ou quem morre, depois me diz quem é safado o que ataca ou o que corre, são lados de moedas você escolhe um Bem, Mal, Fraco, Forte, Buda, Ogum, Muito pouco, Nada, Tudo, Ser, Não ser, Morrer, Viver, ou só fazer peso na terra. Deus te deu arma, não te pediu pra ir pra guerra, Deus te deu alma, você decide o quanto erra, não importa qual Deus vocês escolher, mas precisa acreditar em algo, mesmo que seja em só você, o mundo tenta desviar dizendo estamos sós, diz que a luz só existe em seus faróis, eu acredito em Deus mesmo sem escutar sua voz porque mesmo com tudo isso ele ainda dá outra chance pra nóis. Sinceramente também acredito em vocês, acredito em mim, liberdade, talvez, mesmo com toda desgraça do mundo, pra alertar meus irmãos, vagabundo, eu nasceria outra vez, e hoje eu nasço, faço com meu rap o que uma carta faz, mas deixo uma observação atrás, que se a sua esperança morreu, irmão fudeu, ela era a ultima a morrer, você já não existe mais !

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que aconteceu ? Paulo Verner [LUTO]

Estava aqui tão bem, com a alma transbordando de alegria, aquele sorriso lindo, a vontade de viver cada vez maior, O que houve ? Porque você ? Porque tão rápido ? As perguntas são muitas, mas não encontro as respostas, você que achava a graça em tudo, qualquer vento era motivo de riso ou xingamento ! Pow manolo, não sei o que Deus realmente quis quando te tirou das nossas vidas, mas eu confio nele plena mente e sei que ele sabe o que faz. A saudade escancara o coração, mas é assim. Você foi e sempre será meu MELHOR AMIGO, e eu a morro de orgulho por você dizer pra todos que eu era sua MELHOR AMIGA ! Vozes no portão, passos no sagão, poderia ser você, mas faz tempo que partiu, deixou algo aqui e pouco a pouco encontro seus sinais. Menos de um segundo e eu já perco o ar, quase um minuto quero te encontrar, é um sentimento que preciso controlar, porque você se foi ? não está aqui.
Tudo que ficou, mexe com meu interior, isso afeta meus sentidos, foi o seu cheiro que sumiu, deixou algo aqui e pouco a pouco encontro seus sinais. Partiu num dia qualquer sem ao menos dizer adeua, e o que ficou foi um coração que sofre como quem espera a próxima entrada da estação, e o que separa o frio do calor é a emoção de saber que vou poder te reencontrar um dia, eternamente te encontrar, eternamente encontar você ! É a dor de sua eterna vascaína, meu atléticano-mg mais lindo do mundo. Eu te amo hoje e sempre, você sabe o quanto ! 

"Paulinho marotão, saudade já não sei se é a palavra certa para usar, ainda lembro do seu jeito ! <3"

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tua imensa torcida é bem feliz !

Mas, assistindo ao jogo, não hesitei em dizer que a taça ia para São Januário após Alecsandro abrir o placar em favor do Vasco aos 12 minutos.
A pancada que o Coritiba levou foi grande.
Faltava menos de uma partida e eles precisavam fazer três gols sendo que em mais de um jogo não haviam marcado nenhum.
Mas o futebol não é tão simples quanto uma regra de três.
E o torcedor vascaíno que estava mais tranquilo vendo sua equipe administrar a boa vantagem que tinha, passou a precisar de um cardiologista.
Bill empatou aos 29 e Davi virou o jogo aos 44 do primeiro tempo.
Pois as duas equipes foram para os vestiários com totais condições de comemorar o título 45 minutos depois.
O Vasco voltou querendo que o tempo passasse logo e todo lance era motivo para cair no gramado e trocar uma boa idéia com o árbitro.
Só que, mais eficiente que a cera é o gol.
Aos 12, Éder Luís arriscou de longe, a bola desviou, enganou Edson Bastos, e empatou o jogo mais uma vez.
O Vasco voltava a colocar uma mão na taça e o Coxa voltava a precisar de dois gols.
Agora está tranquilo certo, vascaíno?
Não, nem de longe.
Aos 21 William fez um golaço de fora da área. 3 a 2 Coritiba e tudo em aberto numa das decisões mais emocionantes da história da Copa do Brasil.
Porque no lance seguinte o Coxa quase fez o gol do título, mas Fernando Prass impediu.
E o tempo passava com tensão dos dois lados. Quem se arriscaria a começar o coro de “É Campeão?
Fernando Prass deu a última “agulhada” no coração dos vascaínos ao se atrapalhar com uma bola alçada e de defesa relativamente fácil que quase sobrou para Bill.
E eu? Começava a escrever sobre o título vascaíno ou esperava um pouco mais?
E tome pressão do Coxa, cera do Vasco, vaia da torcida, acréscimos dos acréscimos, contra-ataque vascaíno, unhas roídas, goleiro na área para tentar o cabeceio,etc.
Como teve de tudo, menos gol, vitória do Coxa, mas VITÓRIA do VASCO.
O Vasco é o campeão da Copa do Brasil 2011.
Inimaginável se dito no começo do ano, quando sequer conseguia pontuar no campeonato Carioca.
Festa na Colina que volta a figurar entre os grandes do Brasil depois de anos de descaso e queda por conta de anos de péssima administração.
Parabéns à torcida cruzmaltina !
Hoje mais uma vez, eu tenho orgulho de dizer há uma cruz de malta tatuada na minha alma, eu pude gritar, vibrar, torcer, chorar por ti Vasco. É com imensa alegria que venho aqui te prestar tão pequena homenagem, pois tu és digno de muito mais. Aqui vai de coração um grande agradecimento de uma torcedora completamente feliz por mais um título que com muito sacrifico e garra tu me deste a honra de contabilizar junto aos outros ! 


"Uh vai pra cima é o trem bala da colina, uh pula ae deixa o caldeirão ferver". <3

domingo, 22 de maio de 2011

Lugar ao sol ♫

Que bom viver, como é bom sonhar, e o que ficou pra trás passou e eu não me importei, foi até melhor, tive que pensar em algo novo que fizesse sentido. Ainda vejo o mundo com os olhos de criança, quer só quer brincar e não com tanta "responsa" , mas a vida cobra sério e realmente não dá pra fugir.

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol !

Um dia eu espero te reencontrar numa bem melhor, cada um tem seu caminho, eu sei foi até melhor, irmãos do mesmo Cristo, eu quero e não desisto. Caro pai, como é bom ter por que se orgulhar, a vida pode passar, não estou sozinha, eu sei se eu tiver fé eu volto até a sonhar.

Livre pra poder sorrir, sim
Livre pra poder buscar o meu lugar ao sol !

O amor é assim, é a paz de Deus em sua casa
O amor é assim, é a paz de Deus que nunca acaba.

Eu vou com você pra onde você for, eu descobri que é azul a cor da parede da casa de Deus, e não há mais ninguém como você e eu.   

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Love Comes To Everyone - Eric Clapton




















Tradução

 

O Amor Vem Para Todo Mundo


Fazer isso
Ter que passar por aquela porta
Nao tem uma forma facil de ir, definitivamente
Isso ainda leva tempo
Ate que o amor venha para todo mundo

Para voce que sempre parece azul
Tudo isso, yeah, nunca chove
Mas chuvisca
Isso ainda leva tempo
Ate que o amor venha para todo mundo

La no seu coracão
Nada nunca esta mudando
Sempre uma parte de
Alguma coisa que nunca envelhece
Isso está no seu coracão

E tao verdadeiro que pode acontecer com todos voces; simplesmente
bata e isso abrira amplamente
E isso simplesmente leva tempo
Ate que o amor venha para todo mundo.

"Eu preciso você também, todo mundo precisa de alguém!"

terça-feira, 17 de maio de 2011

Since you went away my heart did not stop bleeding!

Foi tudo do nada. Quando você chegou eu nem imaginava que com tão pouco tempo, iria sentir algo assim. As horas passavam tão rápido, e as conversas duravam horas que mais pareciam minutos, ou segundos, era fácil esquecer de todo o resto! Eu não sei bem porque eu to escrevendo sobre você agora, porque não faz muito sentido, já que hoje eu não sei mais o que tu significa na minha vida! Nunca ninguém me confundiu tanto com as palavras como você o fez. O teu drama me deixava pasma, era tanto que cheguei a duvidar se tudo era verdade, e o mais incrível é que sim, o teu sentimento era o mais puro e verdadeiro, e é como eu pensava, mesmo que eu tivesse chegado a duvidar dele por certos motivos, eu sei que era tudo verdade, eu sei que, como eu dizia, ele volta toda vez que a gente quer, toda vez que as palavras certas são proclamadas de novo. Porque à distância nos separa, mas esse sentimento que eu não sei ao certo o que é nos une sempre. Foi enquanto você estava no meu paraíso, no meu lugar preferido, aonde -dentre todos os lugares da terra- eu queria estar, que me derreti pela tua voz, do outro lado do mundo. Cada vez tu me davas mais motivos pra eu acreditar numa coisa que hoje não se ver muito! Parecia que nós combinamos. O nosso encontro está guardado, nele eu não faço a mínima idéia do que irá acontecer, num passado sim, mas hoje não mais. Houve mudanças, e mesmo sabendo do meu poder de fazer com que tudo volte a ser como era antes, o que eu me pergunto é se eu quero isso. A resposta eu não sei e, no momento, mesmo com as oportunidades, eu não uso esse poder, apenas por não querer! Talvez eu saiba quando o encontro estiver próximo, mas agora o que eu sinto é apenas uma indiferença, o que eu jamais pensei que ia acontecer. Quando o encontro estiver próximo, eu descubro de que forma vou te querer!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sorry =/

Te ver assim faz com que minha pele se rasgue e minha boca se encha de sangue, por nada fazer. A cada dia como esse, mais vejo o quanto inútil posso me tornar, não obstante meu desejo de lutar sozinho contra esse exército que te segue. Meus braços se cruzam involuntariamente, enquanto eu te vejo indo ao chão. Eu luto contra mim mesmo numa busca incessante por meios de fugir do meu corpo e encarar esses medos que não são apenas teus, mas muito meus. Enquanto o mundo cai em tua cabeça, eu fico amarrado à essas grades enferrujadas a te observar. Eu grito, mas minha voz desaparece. Meus braços sangram e meus pulsos se cortam. Continuo no mesmo lugar!
Quando finalmente as algemas se quebram, percebo que meus pés estão estáticos no chão, e minhas pernas presas uma a outra. O tempo vai passando e parece-me que você está cada vez mais pior e precisando de mim. A cada passo curto que dou, muito do chão parece grudar em meus pés. Caminho em passos lentos e as cicatrizes aumentam. Quando chego à tua frente, tu cai em meus braços. É nesse momento que percebo o quanto fraca sou, pois não tenho coragem de dizer o que tu merece ouvir. Resta-me, agora, segurar-te.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Não há troca ou devolução (sobre a saudade)

Saudade é olhar pro lado e se vê rodeado de indivíduos, quando se procura apenas um rosto de curvas impecáveis e infinitas.
Saudade é quando a gente perde o bom-senso, por julgar o comum monótono, insignificante. Por acreditar que o sucesso está no processo, não apenas no resultado no final da empreitada. A gente não se preocupa em ganhar. Quer mesmo é lutar.
Saudade não é ausência. É a presença inexplicável de querer mais e melhor. É o não se contentar com as horas. É querer dias, meses, anos-sem-fim.
Saudade é contrariar o relógio que insiste em correr quando se está perto. É dar um basta no tempo que não passa quando se está longe.
Saudade é o frio de se dividir um mesmo lençol. É não se preocupar com os ventos gelados que passeiam pela cama, justamente por buscar num corpo alheio o calor necessário para passar noites e mais noites de inverno.
Saudade é o coração batendo mais forte. É o discordar do “fim”. É o permanecer estático desde quando ela se foi. É tudo o que não se pode definir nas palavras, nos gestos, nos beijos-calorosos-de-todas-as-noites.
Saudade é, também, querer fazer de dois corpos um só. É correr (des)cuidadosamente por matas, lamaçais. É cair em abismos e voltar a correr. É esquecer-se do caminho de casa, justamente, pois, esqueceu de olhar para trás antes das quedas.
Saudade é não se preocupar com as feridas do dia-a-dia. É o lutar contra a ausência, contra a dor de procurar sempre o lugar já ocupado por outro alguém.
Saudade são todas as coisas que estão ali para nos provar que a pessoa não foi embora. Pelo contrário, ela está aí, pronta para te tirar o sono todas as noites. Pronta para fazer com que todas as tuas atitudes sejam de uma ingenuidade sem precedentes. Pronta mobiliar o teu coração-cansado.
Saudade não é sentir a ausência. É a presença infinita de se implorar por um pouco mais antes do fim, até quando não se sabe como é o começo.
Agora que teus passos encontraram os meus, não consigo mais andar sozinho. E mesmo que conseguisse, não quero fazê-lo. Hoje eu sei como é a sensação de acordar e ver que aquele sonho antigo nada mais é do que a atual realidade.
Já que a gente não pode trocar, nem devolver, vem pra cá e me ajuda a matar a SAUDADE.

domingo, 8 de maio de 2011

Só de ter te conhecido a minha vida já valeu ! Paulo Verner , sz

Olho em minha volta, o futuro estar fluindo, as pessoas sorrindo e o amor grandes amigos, amigos de verdade eu vou sempre dar valor, não importa a sua classe e nem a sua cor. Sigo com esperança com orgulho do que eu sou, nunca vou parar esse sentimento é raro, amigos verdadeiros no coração tá guardado. Amizade e união sempre estará com a gente, nunca me esquecerei está guardado em minha mente, essa música foi feita pra lembrar dos meus parceiros, amigos de fé, que são mesmos verdadeiros. Pra tudo na vida o tempo é a razão, pois nada na vida é por acaso ou em vão. A vida é simples, como um refrão de samba de mesa livre, feito com sentimento, rico em pureza, as foto vão amarelar, desfazer e sumir, mas as lembrança dos nossos rolê tão aqui no peito. Eu penso no que nóis perdeu também, mas penso e dô valor a tudo que nóis ainda tem, nosso futuro não dá pra decifrar, é incerto, eu fico tentando advinhar, quem vai tá aqui na próxima semana, gargalhando pra sufocar as agonias suburbanas. Viver é sentir saudades das épocas de alegria, lutar pra manter próximo quem fez brotar esses dias. Mas sempre me lembrarei de quem não devem ser esquecido, amigos verdadeiros que sempre estarão comigo, lembranças eternas, dos meus amigos eu vou ter, tá escrito nas estrelas, pra sempre amigos vamos ser, uma raridade, é amizade verdadeira, se souber dar valor, pode durar pra vida inteira! 

Meus amigos, são antigos como meus ideais. Como os vinil que guardei, crendo que eles valem mais, pois swatch não tem valor, tem preço, valor quem tem é quem tá comigo desde o começo! Copo na mesa, risadas, conversas são louvores a quem é parceiro a vera. Só que, tá sumidão, tempo aqui num sobra não... Retornar como o sol, sempre acontece. Se eu vejo um mano " aí quem é vivo sempre aparece"! Então puxa a cadeira porque assunto nóiz tem pra tarde inteira. Amizade verdadeira a gente sente. Eu posso ficar 3 vida sem te ver que nóiz é amigo pra sempre. Falar se  fulano casou, ciclano morreu, beltrano mudou, desapareceu! Um virou pastor, o outro se  perdeu e vários largadão vivendo a vida que nem eu. Os góros chegando ao fim, e vários assunto vêm. Ocasiões assim me deixam risonho, lembram que a gente é feito das mesmas coisas que é feito os sonhos, medonhos dias vêm e vão, pois não vão enfraquecer o elo entre eu e meus irmãos, olhar sincero, tamo junto de coração e sempre que eu te vejo é mó satisfação. Botar o assunto em dia, matar a saudade, tem nada a ver com sangue, familia é afinidade.
O amigo não é, uma forma de expressão, o amigo sim, é pra guardar no coração, o amigo é uma pessoa, muito interessante, para nós o amigo, ele é muito importante, o verdadeiro amigo, é um tesouro de valor, pois transmite alegria, harmonia, paz e amor, nos momentos bons, o amigo está presente, nas horas difíceis, ele nunca está ausente, caminha lado a lado, te tratando como irmão, quando você o magoa, ele aceita o seu perdão, já mais nos diz mentira, sempre a verdade, não pede nada em troca, da nossa amizade, eu sei quem são os meus, vocês sabe os que são seus, o amigo mais amigo, é claro que é Deus. Ofendem uns aos outros, chamando de inimigo, por que não dizer, eu te amo meu amigo, amigo não se compra, você tem que conquistar, não adianta tu ter casas, carros e dinheiros se você não tem, um amigo verdadeiro. Nós somos amigos, de fé até morrer. PRA SEMPRE ! 

Paulinho marotão, eu te desejo um feliz aniversario, e muitos anos de vida, que venha tudo de bom pra ti, tu merece mermão, e a Vih ta aqui sempre que tu precisar. To contigo até o fim <3

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Que Deus não permita,

Que eu perca o ROMANTISMO, 
mesmo eu sabendo que as rosas não falam. 
Que eu não perca o OTIMISMO, 
mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre. 
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, 
mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa... 
Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, 
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas... 
Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, 
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda. 
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, 
mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. 
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, 
mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim... 
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR, 
mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos... 
Que eu não perca a GARRA, 
mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos... 
Que eu não perca a RAZÃO, 
mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. 
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, 
mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu... 
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, 
mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos... 
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, 
mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma... 
Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, 
mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia. 
Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, 
mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. 
Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, 
mesmo sabendo que o mundo é pequeno... 
E acima de tudo... 
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, 
que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois.... 
Amorosamente
 
VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR! 

(Chico Xavier)

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quem foi que disse que crescer é fácil?

Às vezes magoa, às vezes impõe, às vezes fraqueja, às vezes enlouquece. Não é por querer que palavras duras brotem do coração e saltam à boca. Não é por prazer que se leva alguém a chorar. O mundo é duro e as pessoas são egoístas mesmo. Nem sempre você será recebido com um sorriso no rosto e com um abraço caloroso. Nem sempre ganhará um beijo sincero. Nem sempre te dirão o quanto você é importante para alguém. Por isso, preze as suas amizades. São conquistas suas e ninguém mais que você as merece. Ame a sua família porque ninguém nesse mundo te dará tanta razão quanto ela. Viva para você, porque se é para ser egoísta, que você esteja sempre em primeiro lugar. Ame-se acima de tudo e de todos. Cuide-se bem, porque só você pode fazer isso. Entenda que os obstáculos existem, mas ninguém disse que seriam intransponíveis. Corra atrás dos seus sonhos, mas não viva no fantástico mundo da fantasia. Mantenha os pés no chão e saiba ser humilde. Ajude o próximo. Chore se sentir vontade. Sorria com intensidade. Liberte-se das falsas amarras. Não deixe que lhe digam como você deve ser e o que tem que fazer. Siga os seus instintos. Acha que está fazendo tudo errado? Comece de novo. Volte à estaca zero e siga o caminho que melhor lhe aprouver. Tire essa venda dos olhos e olhe melhor ao seu redor. Enxergue o que os outros vêm. Chega de enganar-se. Viver é duro, é complicado, mas necessário. Crescer não é fácil, mas uma hora todo mundo passa por isso. Uma, duas, quantas quedas serão necessárias para se aprender a caminhar? Não sei! Sei que caio até hoje, mas nada me impede de levantar e continuar seguindo em frente.